DICAS DE CUIDADOS COM AS BOLSAS DE COURO ECOLÓGICO E LEGÍTIMO

1. PROTEJA SUA BOLSA
Caso sua bolsa não venha em um saco de TNT para você guardá-la,  improvise com uma fronha de algodão branca, que não barra a ventilação e nem transfere cor.

2. PREENCHA A BOLSA ANTES DE GUARDAR
Para evitar qualquer deformação, é importantíssimo preencher todo o interior da  bolsa com papel vegetal amassado. E lembre-se: jamais use revista ou jornal. A tinta de ambos pode se transferir para o tecido e manchá-lo.

3. NUNCA DEIXE O ACESSÓRIO EXPOSTO À LUZ SOLAR
O sol contribui para o desbotamento e ressecamento do couro ecológico e legítimo. Portanto, o melhor a fazer é guardar a bolsa em um lugar longe da luz e umidade.

4. NÃO EMPILHE
Na hora de organizar, coloque todas as bolsas de pé e lado a lado, para que elas permaneçam em seu formato original.

5. EVITE QUALQUER PRODUTO NA HORA DA LIMPEZA
Passe um tecido de algodão branco e seco em toda a superfície para eliminar qualquer sujeira. Esta prática frequente vai evitar que as impurezas fiquem impregnadas, o que dificulta a remoção.

6. QUANDO CHOVER...
...basta secar o couro com um pano de algodão branco, jamais use o secador. O ar quente pode eliminar completamente a umidade e danificar o acessório.

7. CUIDADO COM O ÁLCOOL
Tanto o de limpeza, quanto o presente em bebidas e perfumes, é capaz de manchar o material.

8. USE PRODUTOS ESPECÍFICOS PARA COURO LEGÍTIMO
Caso o material fique enrugado, procure por produtos específicos para couro. Mas antes de aplicá-los, cheque se eles são livres de silicone ou derivados de petróleo, que podem manchar a superfície.

9. HIDRATE O COURO LEGÍTIMO ANUALMENTE
Para o material não estragar, hidrate uma ou duas vezes por ano com um hidratante específico para couro. Você pode encontrá-lo em lojas de sapatos.  A aplicação deve ser feita com um tecido de algodão.

10. ATENÇÃO AOS COSMÉTICOS
Em hipótese alguma coloque os itens de beleza diretamente na bolsa. Eles devem, obrigatoriamente, ser transportados dentro de um nécessaire. Assim, caso eles se abram, não vão causar dano algum.

11. BOLSAS COM METAL

Bolsas com adereços de metal: no caso de fivelas, correntes ou aplicações em metal, evite que tais enfeites entrem em contato com a água, para não mancharem nem descascarem. Basta usar um pano seco para lustrar as partes metálicas.

12. EVITE PESO NAS BOLSAS:

Evite carregar objetos muito pesados. Lembre-se: ela é uma bolsa e não uma mochila. A sua bolsa deve ser leve para não sobrecarregar o ombro.

DICA EXTRA - ROUPA E BOLSA PRECISAM COMBINAR 

As roupas da moda podem incluir às vezes alguns detalhes que não são muito amigos do couro ecológico ou legitimo. O cuidado é especial com tachinhas, zíperes, pedrinhas e outros acessórios que possam riscar ou até mesmo furar o couro. O Jeans também pode manchar bolsas claras, evite o contato. Manter a bolsa raspando nesses detalhes pode desgastar o material.